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TAI CHI CHUAN

Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa e também um sistema de exercícios que nos traz grandes benefícios. Esta prática se baseia no estudo da filosofia e da mente humana pelos chine O que é Tai Chi Chuan: O Tai Chi Chuan é uma Arte marcial de origem chinesa, criada há mais de 2000 anos. Com a invenção das armas de fogo, o Tai Chi Chuan, perdeu seu caráter marcial e passou a ter uso terapêutico.

Sua prática busca o equilíbrio do corpo e da mente. Uma das histórias da criação do Tai Chi Chuan, baseou-se na observação dos movimentos dos animais e da natureza.

2 – Quais os benefícios para quem pratica:
O Tai Chi Chuan atua tanto nos aspectos físicos, quanto nos aspectos mentais do praticante:

Aspectos Físicos:

• Regula a pressão sanguínea

• Previne as doenças dos ossos (artrites, artroses, osteoporoses, etc.)

• Melhora a capacidade respiratória

• Fortalece os músculos

• Aumenta a flexibilidade

• Melhora a circulação sanguínea

Aspectos Mentais:

• Aumenta a capacidade de concentração e de memória

• Previne e reduz os efeitos do stress, ansiedade, síndrome do pânico e depressão

• Relaxa e acalma a mente

3- Quem pode e deve praticar:

O Tai Chi Chuan é indicado para todas as idades. Por ser um exercício de baixo impacto, não causa nenhum tipo de lesão e não apresenta contra-indicação. Pode ser praticado, inclusive por pessoas que tenham restrições a outros tipos de práticas como portadores de diabetes, hipertensos, e cardiopatas, desde que seja feito acompanhamento médico)

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as taoísta e budista, nos ensinamentos de Confúcio e no I Ching (O Livro dsa Mutações). Este vasto conhecimento é aplicado ao Tai Chi Chuan em cada um dos movimentos, visando a eficiência, além de ser um sistema no qual a mente condiciona o corpo e vice-versa. Nos dias atuais, esse conhecimento é preservado e transmitido por algumas famílias chinesas e seus discípulos.

A Familia Yang é uma das cinco familias tradicionais que ainda preservam o conhecimento do Tai Chi Chuan na China, as outras são: Chen, Wu, Wu/Hao e Sun.

O fundador do estilo Yang foi Yang Lu Chan (1799-1872), ele queria desde pequeno aprender o Tai Chi Chuan, que naquela época só era praticado pela familia Chen, porém, esta era uma prática que não se ensinava fora da família, para se ter uma idéia do segredo que se mantinha, basta saber que não era ensinado as mulheres, pois elas ao se casar, poderiam ser convencidas pelo marido (de outra familia) a ensinar os segredos da prática.

Yang Lu Chan perseverou e se ofereceu para trabalhar na casa do mestre Chen (Chen Shang Hsien – 1771-1853) e durante muito tempo observou escondido, os treinamentos secretos e depois imitava aquilo que tinha visto, até que um dia foi descoberto, mas sua grande maestria na prática do Tai Chi Chuan salvou sua vida, pois o mestre Chen o aceitou como discipulo.

Estudou o estilo Chen, por aproximadamente 30 anos e mais tarde removeu alguns movimentos da forma original Chen e criou o Estilo Yang.


LIAN GONG

é o termo chinês que significa trabalho de base. Todo trabalho ou profissão o possui. Toda arte marcial tem neste, a semente que deve ser trabalhada para florescer o melhor fruto.


São exercícios externos tradicionais chineses especialmente desenvolvidos para prevenir e tratar doenças, e que foram recentemente reestruturados para 36 exercícios, por mestres e especialistas.

Seus benefícios são absorvidos logo no primeiro mês de prática, as 18 terapias, como ficaram conhecidas, tem efeitos comprovados nas doenças das articulações e em outros distúrbios físicos.

O lian gong ou lian kung, abrange todas as partes do corpo e atinge todas as articulações, pode ser dividido em seis grupo, contendo seis exercícios em cada grupo, sendo os mais divulgados e praticados apenas os três primeiros grupos, os 18 exercícios.

O ritmo é importante, e os exercícios devem ser feitos lentamente; posturas e posições são indispensáveis para uma execução correta; os membros (braços e pernas) e a coluna vertebral devem ser alongados ao máximo, dentro do limite de cada praticante, com a idéia de espreguiçar sem perder a forma. A respiração é um ponto fundamental no lian gong, devendo estar sempre em sincronia e harmonia com os movimentos, obedecendo a seus princípios.

Os 18 exercícios, são indicados para prevenir e aliviar dores no pescoço, ombros, costas, cinttaichiura e pernas. E associados com a prática

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2 Responses to “TAI CHI CHUAN”


  1. março 25, 2009 às 10:24 am

    Si, vc tá fazendo?

    Eu iria gostar de fazer tae kwon do, rs.

    bjus

  2. março 28, 2009 às 8:40 pm

    Que interessantes essas informações! Nunca pratiquei esportes, principalmente artes marciais. Mas acredito que em pouco tempo precisarei mudar meus habitos. Acho que eu gostaria de fazer algo relacionado à água, como hidroginástica ou algum tipo de dança.
    Abraço!


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