27
fev
09

ORGANIZAÇÃO

Desde que me conheço sempre estive as voltas com a organização, tenho amigo(a)s muito organizados e isso é uma excelente influência, eu sou sazonal, por isso agora resolvi ser 100% organizada, para isso fui atrás de dicas e encontrei excelentes colaboradores o Paulo Diesel do http://movidoavapor.com   e o Augusto de Campos do www.efetividade.net  são tantas coisas interessantes que sugiro que vcs. passem por lá.

 

Continuando minha busca achei o www.methodus.com.br que dá uma definição de organização.

“Quando bem entendido o significado de organização, a pessoa cria um conjunto de procedimentos que o torna eficiente e eficaz. Ser eficiente é fazer certo as coisas, enquanto ser eficaz é fazer as coisas certas.

Portanto, o que é organização? Não é rigidez, não se trata de regras burocratas, não é fator limitador da criatividade. É a criação de uma estrutura mínima de atitudes sinérgicas e que deve, necessariamente, provocar flexibilidade, gerar tempo livre e estimular a criatividade.(amei esse parágrafo, por isso aumentei)

O que é organização? A definição exata do significado de organização de acordo com o dicionário Houaiss é: ato ou efeito de organizar. Já a etimologia distingue a raiz organizar acrescido do sufixo – ção(aumentativo). A origem do latim organizo – significa ‘órgão’ e ‘dispor de forma a tornar apto à vida, dotar de uma estrutura’. Remontando à atualidade que é globalizada, conclui-se que a organização é necessária à otimização da vida pessoal e profissional. ”

E para finalizar darei  umas dicas de organização:

OS CINCO “S” (SÃO “S” PORQUE SÃO PALAVRAS JAPONESAS)SEGUNDO CONSTA OS JAPONESES SÃO MESTRES EM ORGANIZAÇÃO

  • SEIRI que corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário.
  • SEITON que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário.
  • SEISO que significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas.
  • SEIKETSU que significa asseio, padronização, higiene, e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam.
  • SHITSUKE que significa disciplina, com a cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo.(informações sobre os cinco “s” retirada daqui www.gerenco.com.br)

 

    Sugiro um livro que acho excelente

Título: Um Pequeno Passo Pode Mudar Sua Vida – O Método Kaizen

  • Autor: Maurer, Robert
  • ISBN: 8520917887
  •  

Solucionar grandes problemas é uma tarefa difícil para a maioria de nós, pobres mortais. No entanto, quando as grandes questões são reduzidas a uma série de pequenos obstáculos a serem superados, tudo fica mais fácil, como mostra “Um pequeno passo pode mudar a sua vida”. Passo a passo, o autor, psicólogo e professor da Universidade da Califórnia, mostra como é possível atingir grandes objetivos e não deixar o nosso pior adversário se aproximar: o medo de mudar, de fazer as coisas de forma diferente.
Uma das revelações mais importantes do livro nos mostra que podemos estar tão “viciados” em fracassar, em sabotar nossos projetos que, sem ter cosnciência, vamos querer isso de novo, por puro medo. E é aí que entra o método do pequeno passo.

 

 

 
   
 
         
     
   
   
     
 
 
 
 
   
   
     
 
 
   
 
   
   
     
 
 
   
 
Anúncios

2 Responses to “ORGANIZAÇÃO”


  1. março 2, 2009 às 4:39 pm

    Pois então, super importante isto. Alias, tem uma discussão no blog da Lucia Cintra (http://lucintra.blogspot.com) sobre fazer ou nao fazer listas, que é uma das ferramentas para organização. Só para lembrar: quando eu dou workshops sobre planejamento, o pessoal sempre coloca que não faz, porque afinal “planejar é uma camisa de força, como vamos lidar com o imprevisto, etc, etc, etc.”. Ao contrário: o planejamento serve para se ldiar com o imprevisto, sem perder tempo. Por falar nisto, acabei de ler sobre uma pesquisa: as pessoas perdem meia hora POR DIA buscando alguma coisa que não encontram (aquele papelzinho com do telefone, a receita do médico, a agenda, a roupa e daí para frente…). Puxa! Fiquei espantada – eu faço parte deste grupo! É só fazer as contas e ver quanto tempo perdemos na vida simplesmente por falta de organização. Fora o stress. Bom, deixa eu parar por aqui: preciso arrumar minha papelada! Bom início de semana! Ethel

  2. março 3, 2009 às 1:09 pm

    Si, os links aqui sao ótimos. Eu sou super organizada mas sem ser exagerada. Qdo o sol aparece, fecho a porta da casa e vou curtir o sol. Que melhor organizacao do que essa? hahahahhha

    beijao


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: