13
fev
09

TOLERÂNCIA ESSA A PALAVRA PARA O NOVO MILÊNIO

 Aqui no Brasil está passado uma novela chamada Caminho das Indias, vc já foi a India,não?Nem eu!Mas no geral ao pensar neste lugar as pessoas associam imediatamente a Ganghi o grande pacifista que auxiliou com a não violência a libertação do seu país, ou pensam em roupas exóticas, danças bonitas, ou mestres- gurus, ou mesmos nos castelos lindos como o Taj Mahaltaj-mahal

Hoje quero fala sobre um casamento péssimo ,mas que infelizmente tem gerado muitos frutos, o ódio e a intolerância casaram e tiveram dois filhos a ignorância e o preconceito, e isso tem gerado dor, sofrimento, tristeza…Leia:

 “Poucas pessoas no mundo têm experimentado um nível de abuso e pobreza como os 300 milhões de Dalits ou “intocáveis” da Índia”Por 3.000 anos eles têm vivido num ciclo de discrimação e desespero sem esperança de escape. Para os Dalits, dor e sofrimento são parte da vida. Eles estão presos a um sistema de castas que nega a eles adequada educação, água potável, empregos com decente pagamento e o direito à terra ou à casa própria. A cada duas horas Dalits são assaltados e duas casas de Dalits são queimadasA cada dia, dois Dalits são assassinados. Discriminados e oprimidos, Dalits são freqüentemente vítimas de violentos crimes. Em 15 de Outubro no Estado de Haryana, cinco jovens Dalits foram linchados por uma multidão por tirarem a pele de uma vaca morta, da qual eles tinham legal direito para fazer. A Polícia, segundo consta, ficou parada sem nada fazer e permitiu que a violência continuasse. Em 1999, vinte e três trabalhadores agrícolas Dalits (incluindo mulheres e crianças) foram assassinados por seguranças particulares de um fazendeiro de alta-casta. O crime deles? Ouvir a um partido político local com considerações que ameaçavam o domínio do fazendeiro sobre Dalits locais como mão de obra barata.

Embora leis contra a descriminação de castas tenham sido aprovadas, a discriminação continua e pouco é feito para processar os acusados. Em anos recentes, porém, tem havido um crescente desejo por liberdade entre os Dalits e castas baixas hindus. Líderes como Ram Raj tem vindo a frente exigindo justiça e liberdade da escravidão das castas e da perseguição. Um detalhada “Carta dos Direitos Humanos dos Dalits” foi redigida com apelos para a Comunidade Internacional e para a ONU, na esperança que isto colocaria um pressão possitiva sobre o Governo Indiano. Mas pouco tem mudado – até recentemente.

A sociedade indu é formada por castas, são quatro,e abaixo da quarta casta, ou seja, os sem castas estão os dalits, ou intocavéis, ou impuros, não têm direito a nada, a não ser a miseria, sofrimento e escarnio, fiquei pensando quantas sociedades têm comportamento semelhante de não tolerância e infelizmente percebi que muitas vejamos Israel e Plestina, os africanos que vivem na pobreza, os afrodescendentes de muitas comunidades fora da Africa, em geral os pobres de todo mundo, ou aqueles que são diferentes de nós que nos causam estranhamento, é normal achar estranho algo que não conhecemos ,mas não podemos ser violentos, recentemente uma brasileira foi atacada na Suiça, por prováveis xenofobos(o caso ainda está em ingestivação).Sinceramente fiquei pensando quais ações e muitas vezes não açõesnossas impensadas reforçam esse tipo de comportamento e reforçam sua atuação.

Caso queira saber mais veja www.orepelaindia.com 

Bom fim de semana

 
Anúncios

1 Response to “TOLERÂNCIA ESSA A PALAVRA PARA O NOVO MILÊNIO”


  1. fevereiro 15, 2009 às 8:21 am

    Si adorei o texto, super informativo. Na verdade eles ainda fazem escravos e abusam do poder de uma casta mais alta. Seria tao bom sem essas castas.

    Gostei do novo visual do blog. Ficou sensacional. Eu só mudadria a letra do texto, é muito pequena para se ler na tela do PC, dificulta a concentracao.

    Vc precisa visitar as outras pessoas que te visitavam senao elas nao voltam aqui. O que seria uma pena pois seus textos sao ótimos.

    Um beijo grande


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: