08
out
08

BRINCADEIRA É COISA SÉRIA!

Oi,

depois de ler o post da Georgia(saiajusta) , resolvi q já era hora de postar sobre  brincadeiras infantis, como vcs. sabem estou estudando no Brincante, e lá brincadeira é coisa séria.Lá são feitas pesquisas sobre as brincadeiras infantis e como essas brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento global das crianças e as pesquisas não são muito animadoras, as cças brincam cada vez menos ao ar livre, o tempo de tv e internet ocupam o lugar das brincadeiras ao vivo, as músicas , filmes, brinquedos industriais tb. deixam a desejar, qual a solução?

Desligar um pouco a tv e brincar com os filhos, sobrinhos, netos, filhos de amigos e agrupar as cças elas têm imaginação de sobra, e juntar gerações as avós, as tias ensinarem as brincadeira de sua infância p os mais jovens eles  amam e reinventaram as brincadeiras.

Lydia Hortélio
Nasceu em Salvador (BA), em 1932. Passou a infância em Serrinha, no sertão baiano. Formação em Música: piano, educação musical e etnomusicologia. Estudos no Brasil, Alemanha, Portugal e Suíça. Dedica-se ao ensino e à pesquisa da música brasileira e da cultura infantil. Tem participado de vários projetos de educação, buscando favorecer a inteireza e o movimento da criança, dentro do seguinte espectro: música, cultura infantil, identidade cultural e educação. Tem realizado cursos, oficinas, palestras e exposições no Brasil e no exterior.

A Lydia tem um acervo demais de 5.ooo brinquedos que garimpou pelas suas viagens pelo mundo e é interessante que muitos brinquedos e brincadeiras se repetem ao redor do mundo e em épocas diferentes desde sec. xv até os diasde hoje.Ela lançou dois cds com músicas e brincadeiras infantis, o segundo cd foi todo feito a partir das lembranças de sua tia que tem hoje 102 anos, isso mesmo 102 anos e este cd é um sucesso entre as crianças de hoje, este cd chama “Bela Alice” e o primeiro é “Abre a roda”.

 

A Lydia pede que todas as pessoas façam um caderno de suas lembranças: das brincadeiras infantis que mais gostava e que incluam seus pais e avós, nessas lembranças, as brincadeiras de rodas, as músicas, as canções de ninar, histórias infantis, rodas de versos.Vamos lá mãos a obra!!!!!E que faça de maneira detalhada e junte os amigos, os familiares, com certeza terão momentos agradáveis e muitas risadas, além de plantar sementes p o futuro.

Eu gostava muito de brincar de elástico, queimadas, ciranda-cirandinha, de versos

“Eu marava na areia,

sereia

me mudei para o sertão,

 sereia

aprendi a namorar,

sereia

com um aperto de mão ,

ô, sereia

eu lhe fiz desafio,

sereia

de na lembrança buscar,

sereia

as brincadeiras queridas,

sereia, e vir aqui compartilhar,

Ô, sereia

Boa viagem !

Anúncios

3 Responses to “BRINCADEIRA É COISA SÉRIA!”


  1. outubro 9, 2008 às 12:03 pm

    Si, que post lindo sobre brincadeiras. Eu adoro brincar. Acredito que brincar nos mantem jovens em todos os sentidos. Eu tenho aqui o “Abra a roda Tin do lelê”. A Lydia faz um trabalho totalmente diferente. Ela é ótima. Outro dia mesmo estava conversando com o Christian sobre brincadeiras de roda. A Alemanha nao sabe o que é isso. Ele estava cantando a música: A linda Rosa Juvenil, lembra?
    E perguntei como eles brincavam quando cantavam essa música. Ele me respondeu: Nunca brincávamos, só cantávamos. Entao mostrei para ele como fazemos no Brasil.

    Mas uma coisa a Alemanha faz muito bem: Os filhos estao sempre brincando fora, nos jardins e parques e até mesmo com chuva e neve eles estao lá. Eles dizem que isso faz o corpo ficar forte para essas mudancas de tempo e ajuda a oxigenar o cérebro.

    Um belo texto, Si. Parabéns!

    Minha brincadeira preferida era mesmo brincar de roda e cantar e cantar.
    Passar o anel, amarelinha.

  2. outubro 14, 2008 às 6:02 am

    Si, bom dia!!!Estamos aqui para te convidar e a todos os seus amigos para essa blogagem: Adocao de criancas e Adolescentes.

    Maiores informacoes no meu blog ou no blog do Dacio:http://gk.jaegger.blog.uol.com.br/

    Por favor, confirme sua participacao em algum desses blogs. Nos ajude a divulgá-la.

    Obrigada Georgia e Dacio

  3. 3 Raphaela Rocha
    novembro 10, 2009 às 9:55 pm

    NOOOOOOOSSAAAAA!!!!

    EU GRAVEI ESSE CD HÁ UNS ANOS ATRÁS… FOI SUPER LEGAL!! A Lydia eh super gente boa…ensinou as brincadeiras para nós la no estúdio, deixou a gente brincar la e ficar à vontade enquanto gravava…Bons tempos…

    -Raphaela S. Mettig Rocha


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: