DORIVAL CAYMMI

Dorival Caymmi

nasceu em Salvador,30 de abril de 1914 e faleceu no Rio de Janeiro,16 de agosto de 2008 foi um cantor, compositor, pintor e ator. Compôs sobre os hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. Morreu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, em casa, às seis horas da manhã, por conta de insuficiencia renal e falência múltipla dos orgãos. Estava doente desde 2007, permanecendo em internação domiciliar desde dezembro.

Poeta popular, compôs obras como Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena. Filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi, era casado com Adelaide Tostes, a cantora Stella Maris. Todos os seus três filhos são também cantores: Dori, Danilo e Nana Caymmi.

Como ator, ele trabalhou em dois filmes: Estrela da Manhã, dirigido por Jonald de Oliveira em 1948, e Sand Pit Generals, de Hal Bartlet, 1969. Anos mais tarde, quase abandona a música por causa da pintura

Caymmi deu a Bahia uma identidade, as vezes um pouco distorcida, por alguns que o julgavam preguiçoso, mas na verdade Caymmi foi um sabio, mantendo o ritmo fazendo as coisas com esmero, um homem amante da vida, assumidamente apaixonado pela esposa e pelos filhos, um homem que soube descrever a beleza do lugar onde nasceu.Por isso tudo obrigada Caymmi, descanse em paz.

Samba da Minha Terra

Dorival Caymmi

Samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Quem não gosta de samba bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé
Eu nasci com o samba no samba me criei
e do danado do samba nunca me separei

Anúncios

Se junte à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: