03
jul
08

dois de julho independência do Brasil

Oi ,

ontem fiquei tão feliz com a libertação da Ingrid Betancourt, que nem postei sobre essa data tão importante para o Brasil que é comemorada na Bahia todos os anos, mas hoje postarei.

Lembro dessa festa qdo criança iamos ver o desfile, lógico que eu não entendia ,mas gostava, depois um pouco maior minha escola desfilava, eu me sentia importante,mas não tinha o entendimento que tenho hoje sobre a gravidade e importância da situação.

Você sabe o que é 2 de julho sua importância para o Brasil, seus personagens? Vou deixar um pqno resumo e fontes para quem quiser se aprofundar.

Mesmo depois da declaração de indepedência em 1822 , as forças portuguesas ainda dominavam algumas provincias, o fim desse dominio aconteceu em 2 de julho.

“A comemoração do dia 2 de Julho é uma celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823. Neste dia as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, que era ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória.” (http://bahia.globo.com)

Personagens são vários mas mostrarei os  que ficaram em minha memória, por causa dos nomes nas ruas da cidade.Duas são mulheres e quase não são lembrandas , os homens e tb. são lembrados os herois anônimos.

“Caboclo e Cabocla:
Estas figuras simbólicas foram criadas para homenagear os batalhões e os heróis de 1823 que, pela bravura e coragem, lutaram pela liberdade do Brasil. A história conta que o povo resolveu fazer sua própria comemoração e, em 1826, levou uma escultura de um índio para representar as tropas, já que não poderia ser um homem branco, porque lembrava os portugueses, nem os negros que, na época, não eram valorizados. Vinte anos depois, a Cabocla foi incluída nas comemorações.

Há uma curiosidade sobre o caboclo que vale a pena resaltar , muitas pessoas acreditavam que essas imagens faziam milagres, por isso todos os anos iam ao desfile fazer pedidos e choravam ao pé do caboclo, daí qdo as pessoas faziam lamurias, queixavam-se da vida com os amigos eles respondiam” vá chora no pé do caboclo”

Maria Quitéria:
A maior heroína nas lutas pela independência do Brasil, na Bahia. Maria, ao ficar sabendo das movimentações sobre as lutas da independência, conseguiu uma farda do exército e se alistou para combater as tropas portuguesas. Participou de diversas batalhas e foi consagrada solenemente na chegada do exército à Salvador.

Joana Angélica:
Abadessa no convento da Lapa, Joana tentou proteger os soldados brasileiros contra a invasão do convento, mas acabou sendo morta.


General Pedro Labatut:
Foi quem assumiu o exército brasileiro das mãos do coronel Joaquim Pires de Carvalho e começou a enfrentar o exército português. Um homem duro, Labatut conseguiu reestruturar as tropas e reerguer a vontade pela liberdade do Brasil.


Coronel José Joaquim de Lima e Silva:
Assumiu o comando geral do exército brasileiro depois da prisão do general Pedro Labatut. Fez uma intensa ofensiva às tropas portuguesas. Conseguiu derrubar Madeira de Mello e assumir de volta a cidade de Salvador, vencendo a guerra.(http://ibahia.globo.com)

Atualmente a comemoração do 2 de julho foi considerada patrimonio imaterial do Estado e a festa será comemorada em grande estilo o slogan é 2 de julho:uma aula de cultura e civismo.

“…Isso aqui ôô é um pouquinho de Brasil ai,ai…”Boa semana.Nos próximos dias estarei de férias, só postarei no fim de julho.bjs.

ONDE SABER MAIS? http://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_da_Bahia

Sandália de prata

( música de ari barroso

e letra de joão gilberto)

Isto aqui ô ô
É um pouquinho de Brasil, Iaiá

Deste Brasil que canta e é feliz

Feliz, feliz
É também um pouco de uma raça
Que não tem medo de fumaça ai, ai
E não se entrega não

Olha o jeito nas cadeiras que ela sabe dar
Olha só o remelexo que ela sabe dar
Olha o jeito nas cadeiras que ela sabe dar
Morena boa que me faz penar
Bota a sandália de prata
E vem pro samba sambar
Morena boa que me faz penar

Bota a sandália de prata

E vem pro samba sambar



Anúncios

7 Responses to “dois de julho independência do Brasil”


  1. julho 3, 2008 às 12:50 pm

    Si, ontem conversei com a Bel e ela me falou que na Bahia ontem foi feriado. Dos dosi homens eu nao lembrava dos nomes mas da Maria Quitéria, sim, essa mulher brava e guerreira lembrando Joana D’Arc e da Madre Joana Angélica. Talvez por serem mulheres elas tenham me fascinado tanto com suas histórias corajosas assim como Anita Garibaldi, que sempre foi minha heroína preferida.

    Grande beijo e boas férias.

    Nós sairemos no sábado também e só voltaremos no final de julho.

    Abracos no Antonio

  2. julho 3, 2008 às 8:25 pm

    Belo post! Sempre gostei muito de história e relembrar essas datas e seus significados é muito importante e prazeroso para mim. Abraço!

  3. julho 8, 2008 às 8:02 am

    muito bom esse seu blog. Parabens sinceros, blog inteligente, bem feito. Nos ilustra, gostei daqui, sinceramente.valeu

  4. julho 10, 2008 às 9:38 am

    Como amante da História do Brasil, amei este post, muito informativo ..
    Grande personagem a Maria Quitéria !!

  5. agosto 4, 2008 às 12:01 am

    Oi, Si!… passei para avisar que estarei aí em Sampa no próximo FDS, para o lançamento da antologia de contos Caminhos do Medo e também para a abertura da Bienal do livro, dia 14. Se vc poder aparecer, ficarei muito feliz!
    Beijos.

  6. 7 giovana
    junho 5, 2011 às 2:35 pm

    shooooowwwww….isso me ajudou muito na minha redaçao!!!!!!!!!!!!!!!valeu!!!

    ass.:gbs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: