27
abr
08

Câncer de cólon

Oi ,

 esta semana uma pct. querida recebeu o diagnóstico de ca de colon ,já foi operada e está esperando para iniciar a quimioterapia.Apesar de ser da área da saúde ela e eu tb; sempre somos tomamos pela surpresa diante de uma notícia dessa.

Então farei um blog para orientar sobre este tipo de câncer, pq a prevenção qdo possível e o diagnóstico precose são mto importantes p o sucesso do tratamento.bjs. Boa semana.SIMONE

PÓLIPOS E CÂNCER DE CÓLON
Atualmente o câncer de cólon (intestino grosso), é um sério problema de saúde pública. A estatística mostra a liderança do câncer de estômago, pulmão e mama. Em quarta posição o câncer de colon. O câncer de cólon é uma das formas mais curáveis. Quando descoberto precocemente, mais de 90% dos pacientes são curados. Esta doença começa no revestimento das células do cólon. Agora há evidências médicas comprovando genes anormais nos pólipos. O câncer do cólon é hereditário, passando dos pais para os filhos. Os genes dentro de cada célula tem estruturas hereditárias que determinam o comportamento e o crescimento da célula. Quando esses genes não tem controle, há uma tendência para o crescimento dos pólipos. As células dentro do pólipo eventualmente tornam-se descontroladas podendo levar ao câncer . O câncer de cólon também pode desenvolver-se em outras condições como na colite crônica.

O QUE É UM PÓLIPO
O pólipo é crescimento do revestimento interno no cólon e em outros órgãos. Estes crescimentos tem a forma de um cogumelo e ocorre dentro do cólon. Eles podem ser pequenos como uma ervilha ou maiores como uma ameixa. Os pólipos começam como benignos e ao longo do tempo podem tornar-se malignos. Um pólipo grande é mais provável de conter células cancerosas.

PORQUE FORMAM OS PÓLIPOS E OS CANCERES DE CÓLON
É de grande importância saber porque e como são formados os pólipos. Algumas pessoas são consideradas de maior risco pela presença de tumor nos parentes próximos. Em outros o fator hereditariedade não é relevante, mas a alimentação inadequada em fibras vegetaise e excesso na ingestão de gorduras.

HEREDITARIEDADE E GENS
Com certos antecedentes familiares, somente o médico pode aconselhá-lo adequadamente. Em algumas famílias este antecedente é tão evidente, sendo necessário seguimento médico frequente. Para uma vasta maioria de pólipos, a dieta e a influência genética podem ter de igual importância.

DIETA
Há literalmente milhares de substâncias químicas na nossa alimentação, cada pessoa come diferentes tipos e quantidades de alimento. Assim, estudos médicos para determinar quais são os mais importantes, é difícil. A recomendação é para comer 5 porções de frutas coloridas e ou vegetais por dia. Vitaminas C,E e Beta caroteno, não tem sido mostrado ser preventivo para o câncer de cólon.
Estudo de vários anos relatam a alta ingestão de fibra pelos africanos, reduzindo problemas intestinais como diverticulose e o câncer de cólon.  Em resumo, alimentação rica em frutas, vegetais, cálcio, pouca gordura e pouca carne oferecem a melhor proteção contra o câncer de cólon e muitos outros cânceres.

CATEGORIAS DE PÓLIPOS
A respeito dos pólipos, são reconhecidas 3 categorias:

1
– Pólipo comum – é o mais freqüente dos pólipos e ocorre entre os 40 e 60 anos de idade. Eles podem apresentar-se em 1 ou 2 na mesma pessoa e podem levar de 10 ou mais anos para transformarem-se no câncer. Há ligação hereditária.

2– Polipose familiar hereditária – esta é uma condição hereditária verdadeira em que todo o cólon é revestido por centenas ou milhares de pólipos. Eles começam geralmente abaixo dos 10 anos de idade. Virtualmente todos os pacientes poderão eventualmente desenvolver o câncer de cólon. A única condição preventiva conhecida é a remoção cirúrgica do intestino. Felizmente esta condição não é comum.

3– Síndrome de Lunch – Esta desordem é mais comum do que a pólipose familiar e menos do que o pólipo comum. Há uma grande tendência de pólipos ocorrerem em parentes como: irmãos, primos, tios, tias e filhos. Muitos pólipos estão presentes na pessoa jovem. Pólipos e câncer ocorrem dos 20 aos 40 anos de idade.Em algumas famílias há também um aumento da incidência de câncer de mama, ovário e outros cânceres. A história familiar neste tipo necessita de uma observação cuidadosa de todos os parentes.

DETECÇÃO
A chave para detecção precoce dos pólipos de câncer, é a preocupação e a disposição de cada pessoa de procurar orientação médica. O médico geralmente realizará:

1– História médica: se o paciente tem história médica o médico identificará a presença de fatores de risco para pólipo e o câncer de intestino.

2– Pesquisa de sangue oculto nas fezes: câncer de cólon e os pólipos grandes podem perder pequena quantidade de sangue detectável neste exame.

3– Sigmoidoscopia: é um exame visual do reto e porção inferior do cólon. Permite a detecção direta do tumor de cólon.

4– Colonoscopia: é o procedimento para examinar todo o cólon. O exame é feito sob sedação. É de fato um exame definitivo pois os pólipos podem ser descobertos e removidos ao mesmo tempo.

5– Enema opaco: este é um exame de Raios-X, é um exame antigo bastante útil. O contraste dentro do intestino mostra o perfil das sombras do pólipo e câncer. Os pólipos não podem ser removidos por esta técnica.

RESUMO
O câncer de cólon é uma doença séria, mas pode ser controlada sua evolução. A descoberta precoce possibilita altas chances de vida saudável. A maioria dos cânceres tem início como pólipo podendo usualmente ser removidos pela colonoscopia. Hoje muito pode ser feito para prevenir e curar o câncer. O passo inicial envolve a ação do paciente.


Para saber mais www.abcdasaude.com.br

www.inca.gov.br

Anúncios

3 Responses to “Câncer de cólon”


  1. maio 6, 2008 às 9:38 am

    Puxa menina, que post interessante.
    Quanta coisa precisa ser divulgada, embora, as vezes tenho a impressão que as pessoas são como avestruzes. Preferem esconder a cabeça, e não se preocupar, enquanto a doença não lhes bate à porta.
    Obrigada pelas dicas.
    Um beijo

  2. 2 carlos eduardo
    junho 28, 2008 às 3:32 pm

    Gostei de mais do blog.Mas tenho amigo com cancer e gostaria de saber como posso ajudar.por exemplo a pessoa com cancer de intestino tem q mudar seu abito alimentar.o deve ser base para alimentação dessa pessoa?como ajudar a familia?

  3. 3 delani
    setembro 24, 2008 às 5:39 pm

    tenho um primo que apresentou um ca de colon, a médicainicialmente receitou tratamento com quimeoterapia para posteriormente outro tratamento ou cirurgia,indicou o uso de clara de ovo em suco. Qual a utilidade deste tratamento e quais as chances dele ser curado ou ter uma maior rxpectativa de vida?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: