18
abr
08

ANAFALBETISMO

Olá,

finalmente chegou o dia!!!!!!!!!! É um dia muito importante, pois acredito que grandes mudanças começam com pequenos passos. Estou feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz pq. sinto-me parte de um todo com vcs. que estamos agindo para combater o analfabetismo e triste pq. tem muita gente nesta condição em nosso país .

Para tentar imaginar como é a vida de um analfabeto seja ele funcional, digital ou analfabeto mesmo é só tentar ler um jornal em chinês.

Vamos as sugestões práticas eu mesma moro em um condomínio grande e a área de convivência é ampla, sempre temos crianças, adultos ;é um bom momento para introduzir o assunto, ou mesmo contar histórias p as crianças, semana passada mesmo aonteceu uma contação espontânea lá embaixo, as crianças mesmas contaram as histórias e ai nós os adultos fomos fazendo perguntas, qual livro, qual nome, sabe escrever? E elas amaram ,nós os adultos  tb.

Acredito que a primeira coisa a ser feita é despertar o interesse pela leitura, mostrar que ler ,pode levar vc a viajar, conhecer novos lugares, novas culturas, ou pode ser uma viagem p dentro da própria pessoa, ou daTerra, ou outro mundo, dá pra ir ao passado e ao futuro .Aprender coisas novas tirar dúvidas e ficar com elas…

Para os adultos percebo que a auto-estima é a primeira coisa a ser trabalhada, mostrar que eles sabem ler algo, por exemplo se é pescador sabe ler o mar, o céu.A mãe sabe ler se o filho tem fome, sede, sono e assim por diante. O ser humano é curioso por natureza dei aula durante 11anos em uma faculdade e sempre colocava sitações de grandes pensadores, sempre algúem queria saber quem era, o que fez, quando, como viveu ;uma amiga aos 9 anos o tio dela lia um livro muito ‘grosso ‘e ela achava um horror ler um livro assim, então ele disse que era mesmo um horror e ela jamais deveria ler aquele livro, pois continham coisas secretas, formulas mágicas, e toda vez que ele se aproximava dela com o livro ela esticava o pescoço pra ver se descobria algum segredo, e assim passaram semanas, na primeira chance que o tio ‘esqueceu’ o livro sobre a cadeira , ela pegou o livro e só largou no final. Esse foi o primeiro de muitos.

Idéias p ações do governo não tenho, mas para ações que eu posso tomar são essas, outra coisa é estimular as pessoas que trabalham, moram perto de nós. Conheço uma pessoa que sempre dá livros para as crianças, o filho da faxineira , do zelador, do bancário, do médico e pros adultos tb.

Bem, de minha parte a contribuição que posso dar sem me sentir frustrada com os orgãos governamentais são as idéias acima, eu já conto histórias a 5 anos de maneira profissinal, mas conto informalmente a quase 25anos, só que agora tenho um gosto diferente ,tenho uma consciência diferente do quanto isso pode contribuir para o exercício da cidadania dos patrícios.

bj. Até breve. Simone

Música de Sá e Guarabira

<p>Dizem que Roque Santeiro<br>
Um homem debaixo de um santo<br>
Ficou defendendo<br>
O seu canto e morreu<br>
Mas sei que ainda é vivente<br>
Na lama do rio corrente<br>
Na terra onde ele nasceu...(2x)<br>
<br>
E no ABC do Santeiro<br>
O que diz o A?<br>
O que diz o A?<br>
O A diz adeus a matriz<br>
O que diz o B?<br>
O que diz o B?<br>
O B é a batalha de morte<br>
O que diz o C?<br>
O que diz o C?<br>
Coitado do povo infeliz...<br>
<br>
O D diz que Roque Santeiro<br>
No pode ver seu povo em pranto<br>
Com a vida defendeu<br>
Seu canto e morreu<br>
Mas sei que ele é vivente<br>
Abençoa o povo crente<br>
Até quem não lhe socorreu...<br>
<br>
E no ABC do Santeiro<br>
O que diz o A?<br>
O que diz o A?<br>
O A diz adeus a matriz<br>
O que diz o B?<br>
O que diz o B?<br>
O B é a batalha de morte<br>
O que diz o C?<br>
O que diz o C?<br>
Coitado do povo infeliz...<br>
<br>
O D diz que Roque Santeiro<br>
No pôde ver seu povo em pranto<br>
Com a vida defendeu<br>
Seu canto e morreu<br>
Mas sei que ele é vivente<br>
Abençoa o povo crente<br>
Até quem não lhe socorreu...<br>
<br>
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!<br>
Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá!<br>
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!<br>
Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá!<br>
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!<br>
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!<br>
</p>

Um homem debaixo de um santo
Ficou defendendo
O seu canto e morreu
Mas sei que ainda é vivente
Na lama do rio corrente


Anúncios

3 Responses to “ANAFALBETISMO”


  1. abril 18, 2008 às 9:14 pm

    Si, parabéns pelo novo blog. Amei!!! Tá lindo!!!

    Amiga, só você mesmo para colocar tao bem em palavras e estórias o relacionamento entre pais e criancas no seu prédio.

    Eu sei que você adora contar histórias e estórias. Adorei o video enviado por você. Você estava linda e fantástica e dei muita risada vendo você cochichar ao ouviso do menino sobre o que ele deveria fazer. Talvez para que o analfabetismo seja melhor combatido, talvez precisamos cochicar ao ouvido das criancas uma nova história ou entao fazer como a historia do tio e o livro grosso.

    Amei tudo aqui.

    Grande beijo

  2. abril 23, 2008 às 11:28 am

    Ah! De casa nova, hein! Bonito seu novo espaço.
    Comentei no meu texto sobre a contação de histórias. Acho que é um incentivo muito interessante à leitura. Abraço!

  3. 3 Claudia Lima
    junho 8, 2008 às 10:34 pm

    Oi,eu também sou suspeita por que ”minha rasgação de seda”contigo é desde quando aprendi a falar e a entender o quanto é importante em minha vida.
    Amei tudo em seu site vá em frente estou montando as idéias em minha mente primeiro para criar um blog como esse.Como diz nossa mãe: Boas idéias tem que ser copiadas!
    é o que farei, hahahahahah.
    Espero conseguir sua participação no meu blog e no projeto que estão implantando na empresa pela qual trabalho e agora também estou coordenando alguns itens.Mil beijos.
    Sua irmã corujissima Claudia.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: